sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Texto I

PROJETOS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO


Artigo: Sandra Regina Medeiros Romansini Agosto 2009

É corrente nas instituições escolares hoje, a discussão a cerca da aplicação da metodologia de projetos como mais uma maneira de facilitar aos educandos a aquisição dos conhecimentos curriculares. Segundo Jorge Santos Martins em sua obra, O trabalho com projetos de pesquisa do ensino fundamental ao ensino médio, a metodologia de projetos está voltada a propiciar uma educação mais efetiva e, portanto, atendendo as necessidades educacionais atuais. As necessidades atuais de educação, aliás, vão, na direção do que há muito dizia Paulo Freire (pg. 23): “A pedagogia da pergunta deve substituir a pedagogia da certeza, dos saberes pré-pensados, das verdades definitivas”. E ai entra a pesquisa. É através dos projetos de pesquisa que os alunos, sob a orientação da professora, fazem perguntas, levantam hipóteses, problematizam em torno de alguma questão que seja relevante na comunidade em que os educandos estão inseridos.
Para reforçar ainda mais a necessidade de uma metodologia como a de projetos de pesquisa para adentrarmos num fazer pedagógico que transcenda o repasse de conhecimentos pré-pensados, lembramos a você colega professor, que a Unesco, assenta a educação sob 4 pilares para um mundo em transformação. O aprender a Ser, o aprender a Viver Juntos, o aprender a Fazer e o aprender a Conhecer. Pilares estes que estão contemplados também na nova Lei de Diretrizes e Bases do MEC, artigo 32, incisos I a IV. E a pesquisa, o contato direto desde cedo com os problemas que afligem as comunidades em um primeiro momento (o mais próximo), aos problemas mais complexos de um país e do mundo em geral, podem ser pensados e podem ser levantadas possibilidades de resolução dos mesmos, favorecendo o senso crítico e a construção de uma cidadania mais efetiva.
Martins ( pg.41 ), em sua obra, coloca que seja trabalhado o tripé: curiosidade, investigação e descoberta, como forma de se ter bons resultados com a metodologia de projetos. Para ele:
“ A curiosidade, despertada pelo professor, leva ao desejo de conhecer melhor o assunto a ser investigado. A investigação devidamente orientada pela aplicação de procedimentos sistematizados destina-se a levar o aluno a explorar o assunto pela leitura, entrevistas e pela observação da realidade. E ainda para o autor, o prazer da descoberta é a maior realização do prazer cultural e da satisfação do aluno em, por ele mesmo atingir o conhecimento desejado. E ainda, submetido a essas técnicas de ensinar, a ver e estudar as coisas, ele nunca mais esquecerá os conhecimentos adquiridos” (pg.39). E esse é o verdadeiro objetivo da pesquisa, colaborar para que o aluno supere a condição de “massa de manobra” para se transformar em agente da própria aprendizagem. (pg.39).
Cabe aqui uma importante observação de Martins. Ele recomenda que a escola que queira implantar este tipo de ensino aprendizagem deve se convencer de que este trabalho não pode ser realizado de forma empírica ou intuitiva, mas sim de forma muito bem planejada. É importante não nos esquecermos que enquanto escola devemos trabalhar dentro dos princípios científicos. Para que nosso trabalho tenha validade precisamos estar sempre respaldando nosso trabalho – a pesquisa e seus métodos, bem como, os resultados, nos autores, isto é, devemos sempre embasar nossa prática em referencial teórico.
Um outro ponto muito importante a ser lembrado é a ética na pesquisa. Jamais devemos manipular os dados para respondermos nossos questionamentos, ou as hipóteses levantadas. Nossas questões problemas podem ser modificadas no decorrer da pesquisa. Talvez as respostas, tanto do referencial teórico, quanto das entrevistas, ou dos levantamentos de dados de jornais, venham na contra mão do que esperávamos. Temos então que trabalhar com os dados que obtivermos. Precisamos também ser éticos com nossos e entrevistados. Eles devem ser informados da pesquisa, eles têm o direito a manter seu nome sob sigilo. O entrevistado deve obter ao final do trabalho uma resposta, ou acesso ao resultado final do trabalho de pesquisa. Se for uma comunidade envolvida, esta terá direito a uma cópia do trabalho final.



REFERENCIAL TEÓRICO


MARTINS, Jorge dos Santos. O trabalho com projetos de pesquisa do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.

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